Não há dúvidas de que o ano de 2020 foi desafiador. Mas, como todo ciclo, o ano se aproxima de seu fim e chegou a época de pensarmos sobre o que o próximo ano trará para nós
Já se perguntou, por exemplo, quais tendências em design de logotipo poderão crescer no próximo ano? Para nos ajudar a visualizar isso, o Logaster lançou uma nova previsão das tendências mais populares de design de logotipo para 2021.
É claro que se trata apenas de uma previsão, baseada nos conceitos que se tornaram populares nos últimos meses. Confira quais técnicas de design poderão moldar a indústria em 2021!
Simplificação
O minimalismo é uma forte tendência de design que não vai desaparecer tão cedo. As formas geométricas mais complexas estão cada vez mais dando lugar para a simplicidade e um visual mais limpo, enquanto as fontes mais requintadas se tornam mais massivas e legíveis.
Fontes incomuns
Como o ano 2020 nos mostrou, usar soluções de tipografia não convencionais é uma ótima maneira de atrair e reter a atenção do espectador.
O uso dessa técnica é recomendado principalmente quando houver necessidade de criar um logotipo do zero, em vez de aprimorar uma fonte já existente. Precisa de alguma orientação? Pode ser uma boa ideia experimentar decorações inteligentes nas letras, estilos manuscritos ou tipografia no estilo pixel art.
Degradê
Os gradiente ou degradês são outra tendência de longa data que continua firme na indústria de design de logotipos.
Sinta-se à vontade para usar este método incrivelmente simples, mas poderoso, para deixar seu logotipo mais atraente. Uma dica é experimentar tons de néon que estão voltando à moda. Para um efeito mais pronunciado, aproveite os tons claros de vermelho, laranja, azul ou verde.
Desconstrução de texto
Em 2021, é bem provável que os designers continuarão a criar logotipos visualmente impressionantes com partes “ausentes”. Através dessa técnica tão interessante, você poderá adicionar um efeito dramático a qualquer design.
Essa tendência pode ficar ainda mais aprimorada com uma tipografia não convencional. Por exemplo, você pode adicionar uma fonte refinada e arejada ou brincar com os espaços entre os caracteres. Mas não se esqueça da leveza em sua arte. Cuidado para não deixar seu logotipo muito complexo, fazendo com que ele perca a legibilidade.
Elementos sobrepostos
Ao sobrepor formas geométricas é possível criar formatos e significados bem interessantes. Designers experientes aproveitam a técnica de sobreposição para transmitir uma ampla gama de associações, desde a confiabilidade até a flexibilidade e o progresso contínuo. É uma ótima tendência para usar em todos os tipos de logos.
Espaço negativo
Não é incomum que uma tendência que já foi muito popular volte repentinamente. Foi isso que aconteceu com a tendência do espaço negativo. E nós damos as boas-vindas ao seu retorno!
Influenciado pelo minimalismo onipresente, essa técnica de design agora está gravitando em direção à simplicidade. Na verdade, os logos de espaço negativo de hoje parecem muito mais concisos em comparação com os de 2 ou 3 anos atrás. Mas isso de forma alguma os torna menos interessantes de decifrar!
Linhas refinadas
A crescente popularidade das linhas finas e arejadas anda de mãos dadas com a tendência do minimalismo. É uma maneira incrível de tornar seus logotipos mais elegantes e sofisticados.
Alguns logotipos tendem a usar elementos grossos e maciços – um estilo que pode não se encaixar bem em algumas empresas. Usando linhas refinadas, você pode adicionar leveza à sua composição gráfica. Tudo que você precisa é de uma fonte sofisticada e com estilo. Pode ser uma boa ideia realçá-lo com uma forma geométrica limpa.
Arranjo caótico
A próxima tendência da lista é verdadeiramente rebelde! Seu objetivo aqui é encontrar uma maneira não convencional de organizar os elementos em seu design.
Experimente posicionar as letras e formas em ordem de xadrez, ao longo de uma linha diagonal, em um círculo ou de qualquer outra forma que vier à sua mente! Como resultado, você acabará com um logotipo provocativo e atraente. Se você fizer tudo certo, seu design não transmitirá uma impressão amadora, mas em vez disso, passará uma sensação equilibrada e profissional.
Equilíbrio visual
Enquanto a tendência anterior era se rebelar contra as normas estabelecidas, esta técnica de design celebra a consistência e a harmonia. Os designs visualmente equilibrados destacam-se por suas vibrações calmantes e pacíficas.
Essa tendência surgiu em resposta à necessidade de serenidade no mundo caótico de hoje. Se você está entre aqueles que lutam para entender e aceitar designs assimétricos e intencionalmente desequilibrados, esta tendência trará paz para sua alma!
Monogramas e abreviações
A menos que você tenha vivido em uma caverna nas últimas décadas, você deve saber que essa tendência está presente nos logotipos baseados em texto há muito tempo. Porém, é possível que monogramas criados de forma inteligente se transformarem em uma tendência autônoma.
Este método de design permite uma liberdade artística incomparável. Experimente aprimorar seu monograma unindo-o com o efeito de espaço negativo ou com elementos sobreposto. Uma abreviatura simples escrita em uma fonte original também serve. Atreva-se a explorar todo o seu potencial criativo!
Conclusão
Essa lista não tem por objetivo ser algo inflexível ou definitivo, mas sim explorar as principais tendências de design de logotipo que podemos esperar para 2021.
Vale a pena explorar e experimentar tais tendências para que você consiga desenvolver ótimos logotipos em 2021!
Fonte: https://www.designerd.com.br/tendencias-de-design-de-logotipo-para-2021/
תגובות