Sua empresa também precisa ter uma identidade visual, para facilitar que seus clientes reconheçam e interajam com a sua marca!
Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, negócio ou produto, como logotipo, cores, tipografia, ilustrações e outros.
O logotipo é tido como o principal na construção de uma identidade visual. Essa importância se dá justamente por ele ser a síntese máxima de uma marca, ou seja, o logotipo é o componente que sozinho tem a capacidade de representar e identificar sua empresa.
Com certeza você reconhece de qual empresa é o logotipo abaixo:
A empresa Volkswagem, tradicional em todo o mundo, usa como logotipo as levas V e W, simplesmente a inicial de seu nome. O logotipo está presente no letreiro de suas lojas, em seu site, redes sociais e também em seus produtos Escolhi trazer esse exemplo para mostrar como duas letras do alfabeto são capazes de transmitir a imagem de uma marca.
Além da letra, a escolha da cor azul tem um propósito! Essa cor é psicologicamente considerada cor da inovação, ou seja, um logo em constante revolução.
A importância de uma identidade visual
A identidade visual é como uma roupa vestida pela sua empresa. Imagine que você coloca um terno ou um look bem formal para ir a uma reunião de negócios; escolhemos nossas vestimentas levando em consideração o local e a ocasião e, com a sua empresa, não é diferente. A sua logomarca deve transmitir quem é o seu negócio e para onde ele está indo.
Vale ressaltar que o logotipo é apenas um dos elementos que compõem a identidade visual.
Mas a minha lojinha é pequena, eu preciso mesmo investir nisso?
Bom, antes de mais nada, eu quero te lembrar que todo projeto é pequeno no início.
Todo mundo precisa de roupa, certo? Sim, o seu negócio precisa de uma identidade visual, mas tudo deve ser feito respeitando seu caixa. Você não pode investir tudo na identidade visual e não ter como pagar seus fornecedores, por exemplo.
A identidade visual pode ser construída aos poucos, para alavancar seu negócio.
Estudar seu público-alvo é um dos primeiros passos antes de elaborar uma identidade visual. Saiba quem usa seu produto, quem fala sobre ele, em quais redes sociais estão presentes e seus hábitos de consumos.
Identidade visual e de seu processo de criação:
Diferenciação
Quando bem estruturado, a identidade visual tem o poder de
diferenciar o objeto de seus semelhantes de forma imediata. Sabendo que percepção visual é a forma mais imediata de interação, a identidade visual pode ser uma ferramenta poderosa para chamar atenção do seu público e se distinguir da concorrência.
Identificação e Vínculo
Uma identidade visual sólida também é importante para que o público reconheça seu produto/empresa. Um negócio sem um "rosto" é mais difícil de reconhecer e é esquecido facilmente.
À medida que os clientes interagem com sua empresa, eles criam vínculos de identificação, confiança e engajamento. Com o tempo, sua identidade (logotipo, cores etc) vai absorver todos esses valores e ganhar um espaço privilegiado na mente do seu consumidor.
Segurança
Além dos benefícios mais objetivos para seu negócio, criar uma identidade visual também pode ser um grande incentivo emocional para o empreendedor. Pense comigo, a identidade visual é a materialização do seu negócio e de todo esforço e dedicação. Quando a identidade visual ou logotipo estão prontos, fica a sensação que sua empresa nasceu, e você pode finalmente vê-la e tocá-la.
Passo a Passo para elaborar sua Identidade Visual
Você não precisa começar com um grande orçamento ou desenvolvendo uma identidade visual completa, vá aos poucos e comece pelo logotipo e as cores da empresa, depois evolua para os outros elementos, manual de identidade e os materiais como: cartão de visitas, embalagens e peças de comunicação digital e offline.
Mesmo assim, sabemos que investir recursos na construção de uma identidade visual não está dentro da realidade de muitos empreendedores. Portanto, se quiser se aventurar você mesmo aí vão algumas dicas:
Tenha em mente seu público-alvo
Defina com quem sua marca quer se conectar, delineando a personalidade do seu público fica mais fácil saber como você deve se comunicar.
Saiba quem são e pesquise seus concorrentes
Faça um bom benchmark e analise como seus concorrentes trabalham a comunicação, isso é importante tanto para você garantir uma diferenciação como para perceber características comuns a categoria que você talvez queira incorporar em sua identidade.
Conheça o negócio
Para saber a mensagem que sua marca deve passar, é preciso conhecer o negócio. Parece óbvio que o proprietário tenha todas as informações na ponta da língua, certo? Errado. Muitas vezes é difícil sintetizar essas informações de forma objetiva. Então, comece com perguntas simples como:
Como descreveria seu produto/serviço?
Por que seus clientes escolhem seu produto?
Quais são os atributos mais importantes para a sua empresa?
O que sua empresa faz melhor do que qualquer um do mercado?
Separe referências
Com base nas informações que você reuniu, escolha e separe referências estéticas que estejam em sintonia com seu público-alvo, segmento e os atributos do seu negócio.
A partir daí, você tem um bom direcionamento para começar a esboçar sua identidade visual.
Marketing = Mais vendas
Um dos erros mais cometidos por pequenos e médios empreendedores é o de não dar valor ao marketing. Na semana passada, falamos um pouco da importância das redes sociais para o seu negócio, e assim como elas, a identidade visual tem um papel muito importante na construção do marketing do seu negócio.
Grande parte das empresas gigantescas do mercado começaram de baixo e suas identidades visuais foram amadurecendo com o passar do tempo. O marketing não pode ser visto como uma ferramenta única e exclusiva de grandes empresas.
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