A influência das cores em nossa percepção subjetiva
O uso da cor adiciona uma outra dimensão a informação. Cores sugerem sua
própria mensagem subliminar, despertam sentimentos e nos envolvem.
As cores ajudam a nos orientar e deixa claro as diferenças. Podem também facilitar
o acesso à informação. Freqüentemente, a cor é percebida inconscientemente e
provocam sempre emoções.
A seguir apresento três influências da cor em nossa percepção subjetiva
A influência biológica
Baseado no nosso sistema de percepção, percebemos a cor
vermelha com muito mais intensidade, por exemplo, que a
cor azul.
Esse fenômeno está relacionado ao fato de nós termos
mais células responsáveis pela percepção da cor sensíveis a
cor vermelha ( aproximadamente 64% ) e verde
(aproximadamente 34%) e nas retinas dos nossos olhos
estão as sensíveis a cor azul (aproximadamente 2%).
Por isso na natureza encontramos poucos elementos
realmente vermelhos (a não ser as rosas e algumas flores
que de fato chamam bastante atenção).
A influência cultural
Nossa percepção da cor está fortemente ligado a
influências culturais.
Um exemplo extremo que podemos citar é com a
percepção da cor preta: enquanto a cultura ocidental deu
a essa cor uma imagem de morte e ligação com o mal, no
Egito está ligado ao nascimento e ressurreição e na cultura
hebraica significa a compreensão.
Mesmo o design corporativo é distinguido freqüentemente
por uma cor ou por uma combinação específica da cor,
utilizado normalmente como a identidade própria da
empresa, fazendo parte de sua cultura visual.
A influência individual
Todas as nossas influências e aversões a cores especiais,
o que gostamos e não gostamos podem ser levados em
conta nessa hora. A moda é muito influenciada por
nossos gostos. Por exemplo, a cor laranja era bastante
popular na década de 70 e foi utilizada por bastante
tempo, ressurgindo no início de 2000. O gradiente de
cores através de recursos CSS é um exemplo da
influência individual, da moda e tendência.
Você deve manter sempre esses tipos de influência em
sua cabeça na hora de criar um layout. Considere que a
cor é percebida de forma diferente entre as pessoas e
cabe você tentar utilizar a cor mais apropriada para o
público-alvo do seu layout (inclue-se aí o cliente que
está lhe contratando).
Vermelho
O vermelho é a cor mais forte e a que mais se destaca entre todas as cores. É a cor
mais viva e que chama mais atenção. Pode ser associado a sangue e fogo mas
também pode ser associado a amor, sensualidade e paixão.
Na Europa, essa cor era tida como cor da nobreza, pelo vermelho carmesin obtido
através de raros insetos parasitas chamado kermes.
Na Rússia, no início do século 20, utilizou o vermelho como cor da revolução. Essa
cor acompanhou todo o movimento comunista.
O vermelho também significa tanto a vida como o perigo. Pode ser também o sinal
do erro na falta de excelência ou quando se quer chamar a atenção. Os sinais de
PARE são vermelhos assim como as notícias que querem nos chamar a atenção.
Laranja
Laranja é uma cor muito viva e alegre. É sinal de força e exuberância. Na Europa é a
cor menos popular depois do marrom.
É sinal de segurança, ordem e limpeza ( por isso os garis utilizam laranja na maioria
das cidades ) e também de sociabilidade ( note a cor alaranjada da iluminação de
alguns restaurantes que nos traz a sensação de "aconchegante" ). Laranja e a cor
do budismo. No Japão e na China corresponde ao amor e a alegria e na cultura
hebraica é a cor do esplendor.
Laranja também nos remete a criatividade e a extravagância.
Amarelo
Para os índios americanos, amarelo significa morte.
Na China é a cor do imperador. Na cultura hebraica amarelo nos remete a beleza e
no Japão ao charme e a graça.
Geralmente amarelo é a cor dos asiáticos e de alguns europeus.
No Oriente Médio amarelo simboliza alegria e prosperidade.
Verde
Verde é a cor da natureza, do novo e da vida. Verde é a cor da primavera e da
esperança. Nos remete a estabilidade, ao descanso e a paz. Traz um efeito
confortante e relaxante.
Por muito tempo o verde foi associado a nocivo, estragado e indigesto. Os índios
americanos associam o verde a paz, já no cristianismo, o verde é a cor do espírito
santo; e no islamismo, verde é a cor do Profeta e da religião. Os chineses associam
a fertilidade com a cor, os irlandeses tem o verde como sua cor nacional. Para os
budistas, verde é a cor da vida e para a cultura hebraica a cor da vitória.
Na França, verde é cor de azar, por esse razão os carros verdes não são muito
populares por lá. E os hindus consideram o verde a cor da morte.
Azul
Azul é a cor do horizonte, do céu e da eternidade. Possui um efeito reservado a
elegância. Na frente de um tranquilo azul, cores quentes (preferivelmente cores
complementares do laranja ) torna a combinação intensa.
Muitas pessoas consideram o azul sua cor favorita. Por isso, azul é uma cor
bastante popular. É considerado nobre, estável, amigável. Considerado uma cor
masculina, usado freqüentemente no mundo dos esportes.
Entretanto, azul também é a cor da sobriedade, da lógica, do pensamento e cai
bem com tecnologia.
Salas azuis nos trazem o efeito de calma ou de frio. Para os japoneses, azul é a cor
dos ordinários e vilões.
Para os budistas, azul traz a calma e o conhecimento. No Oriente Médio, azul é a
cor da fidelidade e da verdade. Na maioria das religiões, azul é a cor da divindade
maior, a cor do paraíso.
Violeta
Violeta é a cor da energia e da dominação. No Império Romano, somente o imperador
podia usar roupas com essa cor. Esse costume foi mantido na Idade Média, mas com a
adição de acessórios em violeta. Tornou-se a cor da igreja e do cristianismo como
símbolo de penitência, humildade e paixão.
Violeta é também a cor da magia e do esoterismo, o obscuro e secreto. Por volta de
1900, o movimento "art noveau" valorizou bastante o uso do violeta em salas e
preferencialmente em roupas. Depois disso a cor foi caindo em decadência.
Como as cores que representam os sexos ( vermelho = feminino, azul = masculino ),
violeta tornou-se a cor do movimento feminista da década de 70.
Rosa
Rosa é a cor da afeição e da delicadeza. Bebês vestem rosa, mas essa cor é
normalmente associado a meninas e nos remetem não só a delicadeza como ao
encantamento, amizade e juventude.
Rosa nos remete a flores, fragâncias, doces e confeitos. Normalmente tudo que se
refere a doces com sabor tutti-fruti utiliza-se o rosa.
Marrom
Na cultura ocidental, marrom é uma cor sem muita atração. Apesar de ser utilizada
amplamente em mobiliários e roupas, a maioria das pessoas dizem não gostar
dessa cor.
Marrom é a cor das fezes, dos excrementos. Cor da terra, da argila.Nos lembram
antiguidades, nos remetem ao passado, a moda antiga, ao rústico e simples.
Marrom é a cor da madeira, do café, do pão torrado. Pode trazer a idéia de
aconchego e proteção. Por isso é bastante utilizado em restaurantes e hotéis que
desejam passar esse sentimento a seus clientes.
Preto
Na cultura ocidental, preto é a cor da morte e da tristeza. Nos remete aos
sentimentos negativos, a falta de sorte e a escuridão. O preto também é associado
a cor dos piratas e anarquistas.
A cor das roupas dos protestantes do tempo da Reforma era preto, contrastando
com as roupas coloridas do catolicismo.
Desde a década de 70 o preto se popularizou como a cor da moda, da noite, da
diversão expressando elegância e estilo. No campo da tecnologia, o preto é a cor
preferida para produtos como câmeras, celulares e aparelhos de som, às vezes
outra cor entra na moda, como o cinza e o branco, mas o preto sempre ressurge.
Na África, preto representa a cor do seu povo, assim como em bandeiras dos
estados africanos. Lá é a cor da fertilidade e da prosperidade.
No budismo, preto é a cor da opressão. Na China, preto é a cor do "Yin" e simboliza o
inverno e a água.
Os egípcios vêem o preto como a cor do renascimento, da ressureição.
Os hebreus associam a compreensão com a cor preta.
Para os hindus, é a cor do declínio.
Cinza
Cinza é a cor intermediária entre o preto e o branco. É a cor da neutralidade e da
insignificância (porém um rato "cinza" para uma mulher não é tão insignificante
assim).
Cinza é a cor do dia chuvoso, da depressão. É a cor do passado, do antigo, velho.
Mesmo assim o cinza é um sinal de elegância. Um vestido cinza, uma blusa cinza, um
background cinza trazem um bom contraste. Objetividade e neutralidade também
podem ser associados ao cinza. Porém o uso excessivo do cinza pode deixar tudo
muito tedioso.
Muitas tribos indígenas da América do Norte encontravam a beleza no cinza.
Provavelmente por ser a cor das nuvens de chuva e extremamente bem-vindos por
eles. Para os hebreus é a cor da compreensão.
Branco
Na cultura ocidental, branco é a cor da pureza e da claridade. É a cor da objetividade e
da honestidade. É a cor da inocência e da paz. Médicos usam branco. Padeiros
também.
Porém, branco pode ser também para alguns a cor da morte (ao lembrarmos das
antigas mortalhas) e da aparição de espíritos (quem não conhece a história da
"mulher de branco"? )
Considerações Finais
O objetivo dessa matéria foi mostrar para você os sentimentos das principais cores.
Mas sabemos que existem milhares de cores e portanto milhares de combinações.
Convido você a observar a aplicação das cores no seu dia-à-dia e procurar saber o
porquê do uso delas. Através da análise dessas observações você irá conquistar a
cada dia um conhecimento sólido sobre o universo das cores.
Somente através do conhecimento e da prática conquistamos o total controle
sobre as criações gráficas. Por isso não deixe de investir suas horas em cursos,
vídeos, livros e matérias como
Ebook Bruno Ávila
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